CUIDADO com descontos indevidos em sua APOSENTADORIA!
É muito comum a concessão por instituições financeiras de empréstimos consignados a serem descontados diretamente da sua aposentadoria com taxas de juros mais atrativas.
Essa concessão muitas vezes é solicitada em situações de necessidade financeira de sua família e, após concedido, é descontado mensalmente um valor do total que é recebido pelo beneficiário.
Todavia, tem sido comum a concessão indevida desse empréstimo consignado, fazendo com que muitos aposentados ou pensionistas se assustem ao verem os descontos ocorrendo mensalmente, sem entender o porquê.
Na pandemia o número de casos de fraude na aposentadoria dobrou , conforme pesquisa realizada pelo site consumidor.org.
Por isto a necessidade de constante verificação do extrato de sua aposentadoria, pois, VOCÊ pode ser a próxima vitima!
Como saber se sua aposentadoria está tendo descontos indevidos?
Antes de tudo, para sua concessão é necessário que o beneficiário apresente seus documentos pessoais, autorize o empréstimo consignado e assine o contrato com a instituição financeira. Então, é possível perceber que se o beneficiário em nenhum momento realizou essas etapas, a concessão foi realizada de maneira inapropriada.
Essa prática abusiva, que pode ocorrer por diversos motivos, também pode gerar indenizações ao beneficiário, tendo em vista que não solicitou o empréstimo consignado e acabou sofrendo pelos descontos, que são realizados mês a mês.
Uma das causas mais comuns é a fraude de documentos pessoais, em que uma terceira pessoa se passa pelo aposentado ou pensionista e realiza o empréstimo consignado, ficando com o dinheiro recebido do empréstimo e deixando ao beneficiário os valores a serem pagos à instituição financeira.
Ainda, é importante saber que esses descontos referentes ao empréstimo podem ocorrer em até 30% (trinta por cento) do valor do benefício que é recebido pelo aposentado ou pensionista.
Fazendo as contas, é possível compreender que isso pode gerar um desconto considerável do benefício que é recebido, podendo afetar a qualidade de vida do beneficiário.
O QUE FAZER CASO ISTO OCORRA ?
Você deve entrar em contato com a instituição financeira que concedeu o empréstimo, requerendo o seu cancelamento e a devolução dos valores descontados indevidamente, tendo em vista que se trata de uma fraude.
Caso não resolva, você pode fazer uma reclamação na Ouvidoria da Previdência Social, e nos sites que protegem o consumidor, como “consumidor.gov.br”, na busca de uma solução rápida.
Em alguns casos, a melhor saída é a busca de assistência jurídica para que os descontos sejam cancelados, além de eventual indenização devida pelos transtornos gerados.
Fique atento ao extrato de sua aposentadoria e acompanhe mensalmente se o valor está sendo depositado corretamente, para prevenir e conter rapidamente possíveis fraudes.
Caso tenha alguma dúvida , pergunte aqui nos comentários para que possamos lhe ajudar.