Neste conteúdo você poderá entender mais sobre o planejamento previdenciário. Explicaremos o que é esse planejamento, para que ele serve, quais as vantagens obtidas ao fazê-lo e qual o melhor momento para isso.
Saiba mais sobre como esse planejamento funciona, como ele pode te ajudar e se vale a pena para você.
Acompanhe esse conteúdo até o final, que iremos sanar todas as suas dúvidas. Vamos lá?
O QUE É E PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
O planejamento previdenciário é um estudo realizado do seu histórico previdenciário, o que inclui a análise dos seus dados e documentos, visando escolher o melhor benefício para o seu caso. Com essa análise, é possível descobrir o melhor benefício, a depender dos seus objetivos, seja aposentar mais cedo ou aposentar com o maior valor de benefício ou ambos.
No planejamento previdenciário, é feita uma análise minuciosa de todos os documentos apresentados, dos dados do CNIS, das contribuições, dos salários, dos períodos trabalhados e que porventura podem não estar registrados, dos períodos de trabalho em condições especiais etc.
É comum existirem divergências entre os dados constantes no INSS e os que a pessoa possui, portanto, o planejamento também visa sanar essas divergências e pendências, evitando um problema no momento de pedir a aposentadoria e até mesmo um futuro indeferimento.
Ao final do estudo, é elaborado um parecer jurídico, que informará a sua realidade, datas prováveis de aposentadoria, o melhor benefício, o tempo para se aposentar, o valor médio do benefício a ser recebido e diversas outras dúvidas que podem ser resolvidas com o planejamento previdenciário.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER UM PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
Diversas são as vantagens ao se realizar um planejamento previdenciário, já que, como dito anteriormente, ele prepara antecipadamente as possibilidades de aposentadoria e faz com que você possa ficar tranquilo no momento que fizer o requerimento no INSS.
Algumas das principais vantagens, são:
- Aposentar no momento mais adequado;
- Aposentar com o melhor valor de benefício;
- Aposentar de forma tranquila, já que antes do requerimento do benefício foram avaliadas todas as possibilidades, o que traz segurança ao saber que se está optando pelo melhor benefício;
- Ter um processo mais célere, em razão da inexistência de pendências a serem resolvidas e da apresentação de todos os documentos necessários para o caso.
Com a análise de todos os vínculos de trabalho, com o cálculo do melhor benefício, as simulações de aposentadorias, a organização de todos os documentos necessários e a realização de um documento jurídico que explica o passo a passo de como tudo foi feito, é possível se sentir tranquilo na hora de se aposentar.
QUEM DEVE FAZER UM PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO E QUAL O MELHOR MOMENTO PARA ISSO?
Qualquer pessoa pode fazer um planejamento previdenciário. Contudo, se você possui muitos vínculos de emprego, exerce atividade em condições especiais, contribuiu por conta própria toda a vida ou em alguns períodos, trabalhou períodos no serviço público e períodos no serviço privado, o planejamento é feito para você.
Com o planejamento previdenciário, é possível entender qual a melhor regra a ser aplicada para o caso concreto, se é possível utilizar as regras anteriores à Reforma da Previdência ou a melhor opção é utilizar uma regra de transição, ou uma regra atual e as consequências que a regra escolhida gera no cálculo do benefício.
O melhor momento para se fazer um planejamento previdenciário é o quanto antes. É claro que cada contribuinte possui uma situação em especial, mas o planejamento serve tanto para regularizar pendências, organizar documentos para uma futura aposentadoria, ir atrás de documentos que podem ser necessários, quanto para analisar se as contribuições que estão sendo feitas são adequadas e se contribuirão para uma melhor aposentadoria no futuro.
Vale a pena realizar um planejamento previdenciário no seu caso? Isso dependente de muitos aspectos, como o seu histórico previdenciário, suas expectativas de aposentadoria e diversos outros fatores.
Fato é que muitas pessoas têm um aumento significativo no valor do benefício, depois de realizados alguns ajustes necessários, bem como conseguem escolher o benefício de maior valor, considerando sua realidade. Isso só é possível mediante a realização do planejamento.
Parece bom poder escolher o melhor benefício, não é mesmo?
Para realizar essa análise, é fundamental procurar o auxílio de um advogado especializado na área, que saiba como fazer o planejamento de forma mais adequada, analisando o seu caso com muito cuidado e atenção.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!
Bianca Bustamante
Advogada na Zaroni e Filgueiras Advogados